Visualizador de Livro
Visualizador de Livro


<- Voltar para página anterior
* O uso do tradutor automático poderá ocasionar leves deturpações do idioma original. Em caso de dúvida, entre em contato conosco.

As Cataratas

Recebido por Jacob Lorber, em 29 de junho de 1843

Ontem lestes um artigo sobre as cataratas do Niágara. Lembrastes-vos de Mim e Me agradecestes por tão maravilhoso espetáculo da natureza.

Mas, igual a todas as coisas que existem na natureza e das quais só conseguis ver uma pontinha superficial, existe nela um significado, uma razão espiritual que vou explicar com poucas palavras.

O escritor que descreve o fenômeno das cataratas só viu a expressão natural das mesmas: o grande espetáculo das águas caindo, o barulho, o trovejar das águas, o arco íris. Tudo isto despertou nele sentimentos que não conseguia entender. Não conseguia transmiti-los aos seus leitores, pois eram extremamente íntimos.

Ele se extasiou ante o contínuo movimento e agitação do espetáculo. Tudo aquilo foi para ele só um espetáculo da Natureza, mas para Mim é a “Vida”. Eu chamo tal espetáculo de “Minha Vida”. Aqui nas cataratas ele escutou, no bramir das águas, o que poderia ter ouvido no suave murmúrio da brisa ou na tênue luz que vem dos mundos longínquos, se tivesse ouvidos para ouvir. Mas o bramir das cataratas lhe extasiou os sentidos, o poder e força das águas lhe demonstrou a pequenez do corpo humano, e então ele se deu conta de como o homem material é ínfimo, insignificante e passageiro. Esta luta que assistiu entre o ar, a terra e as águas o abrigou a reconhecer Meu Poder. Estes espetáculos da natureza sempre vos causam sentimentos de impotência e de humilhação, que vos forçam a reconhecer vossa insignificância. Assim, num piscar de olhos, destroem todos os vossos sentimentos de grandeza e poder.

Vejo com grande alegria quando, ante um espetáculo da natureza, se ascende em vós uma centelha de fé, um reconhecimento de Meu Poder e de Meu Reino. Isto fortifica o homem e o obriga a reconhecer algo que em circunstâncias normais nem cogitaria : “Deus existe e criou tudo isto. Ele o fez por Amor e para o homem, especialmente para a vida espiritual humana”. Deus também quis dizer ao homem quão tolos são sua mania de grandeza e seus atos ante a natureza. Mas a razão destas Minhas Palavras ante o espetáculo das cataratas do Niágara é responder à seguinte questão: “ Para que existe uma queda d’água, tanto uma grande quanto uma pequena?”

Não teria sido possível Eu criar a Terra sem montanhas, sem vales, sem rios com correntezas e quedas d’água? Os rios não poderiam fluir calmamente por planícies, em direção aos mares? Uma resposta satisfatória a estas perguntas é a razão destas Minhas Palavras. Tudo o que é material é necessário para que o homem realize sua missão: evoluir. A vida material (aprisionada) e a espiritual (livre) só existem no constante movimento. Do movimento tangível tem-se o atrito, a luz, o calor, um lento mas continuo transformar da matéria em outras formas, até chegar a outros degraus e assim tornar se mais útil, mais ativa, melhor, menos pesada e mais espiritual. Esta é a vida que conheceis. Vós mesmos dizeis: “ Se se move, está vivo”. O que está parado, sem movimento, está sem vida, parece morto. Vós chamais o eterno movimento de “Vida”. Eu o chamo de “Luta”. Luta pelo melhor, pelo progresso da alma, luta para alcançar um patamar mais elevado. Esta luta é a mesma, desde o mais ínfimo micro-organismo até o maior corpo celestial. Ela se encontra em todos os elementos que habitam tanto a atmosfera, como a superfície e o interior do planeta. Sem esta luta tudo apodreceria, seria destroçado, se tornaria nocivo e lentamente se tornaria materialmente morto. Tudo que não se movimenta morre. Os rios têm que se movimentar, pois águas paradas são águas contaminadas. E no ar também há cataratas - as conhecidas correntes ascendentes e descendentes, usadas pelos pássaros e, mais tarde, pelos homens voadores. No interior do planeta, os minerais e metais também têm que estar em contínuo movimento. Calma não existe em lugar algum.

O mesmo deve acontecer com as águas. Suas quedas servem para purificá-las, nas quedas elas se pulverizam e assim absorvem elementos novos, limpos e puros. No seu atrito contra as rochas que querem impedir seu caminho, elas têm que se fortalecer para vencê-las, saindo assim do torvelinho purificadas, fortalecidas, cheias de vida e, principalmente, repassando-a ao que se encontra a sua volta, causando bem-estar e alegria. Águas paradas se tornam turvas, fétidas, impróprias ao uso, nocivas para animais e seres humanos. Viver é mover-se. O atrito das águas contra as rochas - como do ar contra as montanhas - produz vida, atividade em evolução, e tudo é passado aos homens, animais e plantas. Encontrar-se em lugares assim (em movimento) sempre é benéfico, causa bem-estar e desenvolve a espiritualidade. No universo só existe um mandamento: movimento é vida, e vida significa lutar, criar novas formas por processos cósmicos, até chegar ao espiritual.

Na água temos o exemplo na corrente montanhosa. Ela é pura, viva, gostosa, cheia de bênçãos que leva aos seus próximos. Quando chega à calmaria do mar, lá se liberta do que tem de melhor (via ar, pelas névoas), e com o sal e a acidez do oceano, recomeça uma nova jornada evolutiva. As montanhas são na atmosfera os “ventiladores do ar”, as cataratas são os “ventiladores da água”, e as quedas são (para os homens) os “ventiladores do espírito”.

Tudo isto que acontece na natureza acontece no espírito. Com quedas grandes ou pequenas, segundo a necessidade, tendes que lutar, brigar, vos movimentar para evoluir. Espírito parado se deteriora. Ante obstáculos, precisais de mais esforço. Ao vencê-los estareis mais fortes, mais firmes, mais seguros. Os obstáculos despertam o caráter espiritualizado da pessoa, a fortificam para atividades mais elevadas.

Como o ar que se movimenta sob o bramir dos trovões e ventos, como as águas que se precipitam nas profundezas das cataratas, lá, debatendo-se contra as rochas duras, assim são os obstáculos na vida humana. Quedas (maiores ou menores) expulsam o homem de sua calmaria, o submetem a torvelinhos, o jogam contra rochas cruéis e exigem dele toda sua força para sair do poço que o prende e o leva para a morte. Neste momento, ele geralmente clama por Mim. E eu - carinhosamente - o fortificarei, curarei suas feridas, o levarei em Minhas Mãos.

Tendes que lutar muito. E após vencerdes um obstáculo, outro estará à espreita logo adiante. É assim que o homem corre a seu destino, até que, geralmente em idade avançada, decide abandonar tudo o que é supérfluo e navegar na calmaria do estuário amplo que o leva ao mar onde tudo é espiritual.

A tormenta no ar e as cataratas no rio são os símbolos espirituais da vida humana. A luta é o único meio de se evoluir, de melhorar seu respeito e o de seu próximo. Vede, um rio enorme flui calmamente e nele navegam barcos, mas sua água é poluída, turva, cheia de lama. Sua forca vital acabou, ele vai ao encontro de seu destino sem nenhum proveito. Ele só serve aos outros (barcos), mas nada faz por si.

O mesmo acontece ao ancião que vai ao encontro de seu destino, quase que em forma vegetativa. Felizes ambos (rio e ancião), se puderem dizer: “ Eu não vivi em vão.” Pelas suas ações durante a vida, cada um então poderá aguardar calmamente sua entrada no oceano espiritual, para iniciar uma nova etapa da vida. Lembrai-vos: Vossas obras são vossos únicos prêmios no mundo espiritual.

Cataratas! A água cai de uma certa altura, se pulveriza, se destrói e em seguida se revitaliza. Se vós cairdes de vossa cômoda altura, fazei o mesmo que a água em sua queda: renovai vossa luta, brigai com vosso eu mundano. Lutar é viver, parar é morrer. Como a torrente da montanha em sua queda para reviver, renovai e, tal como o rio, distribui estes elementos aos vossos próximos. Só assim estareis aptos para as novas lutas que vos aguardam, pois VIVER É LUTAR.

Observai como a natureza perto das quedas é mais bela, verde, viva e revitalizante. Assim sereis vós, se enfrentardes vossas quedas com fé e confiardes em Meu Amor. Que as cataratas do Niágara ou qualquer outra vos sirva de espelho. “Cair” é necessário para poder levantar-se e elevar o espírito com muito mais firmeza. Nas quedas d’água há o arco-íris com suas sete cores da paz. Elas correspondem às sete qualidades do ser humano, que auxiliarão ao caído em sua árdua luta para levantar-se. Se pudésseis ler melhor Meu Livro da Natureza, quantos exemplos maravilhosos de Amor descobriríeis, tanto na matéria visível como no mundo espiritual, invisível aos olhos profanos. Poderíeis então ler o único mandamento de Amor, Paciência, Humildade e Perdão. E na pior catástrofe de vossa queda, veríeis o rosto amoroso do Pai a vos cuidar, orientar e ajudar a sair da mesma, pois DEUS É AMOR.

Tudo isto vos deve provar quanta luz espiritual existe em vossa volta; mesmo quando a luz do sol se põe, outra luz mais espiritual e eterna vos iluminará: a luz das estrelas.

Esta luz só entendereis completamente quando vossos olhos se fecharem para os prazeres da Terra, para o mundo material, e se concentrarem no mundo espiritual. Aqui na Terra, só de vez em quando podereis usufruir desta luz divina, mas neste momento, ao observardes a natureza, conseguireis ler em cada átomo da mesma: “DEUS É AMOR”. Isto todos dizem e expressam, sejam as folhinhas, as árvores, as cataratas, ou cada animal. Todos confirmam que DEUS É AMOR. Aprendei a ler Minhas Santas Palavras que estão em toda a natureza. Assim Me reconhecereis e Me amareis. Amém.

Vosso Pai Jesus

<- Voltar para página anterior

Home | Prefácios dos Livros | Transmissores | Obras | Quem era Jesus? | Algumas Imagens | Links | Fale Conosco